9

Carrie, a estranha - Stephen King

domingo, 1 de janeiro de 2012

Boa tarde \o/


Já estamos em 2012, dá pra acreditar? Até agora não caiu a ficha... a minha pelo menos não :P
Eu queria ter programado algo diferente para postar, mas infelizmente não tive nenhuma ideia genial, rsrs
Vocês terão que se contentar com uma simples resenha, ok? xD


Faz tempo que eu não falo de nenhum livro de terror ou suspense por aqui, por isso a escolha da vez foi uma das obras mais famosas do autor Stephen King, o livro "Carrie, a estranha". Aliás, esse foi o primeiro livro publicado pelo Stephen, vocês sabiam? :)


Eu sempre tive vontade de conhecer a narrativa deste autor tão famoso, e achei uma ótima ideia começar por este título. Assim que chegou o livro eu já comecei a ler, e só não terminei no mesmo dia porque final de ano é sempre muito corrido, como todos bem sabem x.x
O estilo do Stephen King é bem único, e  por isso a leitura causou certa estranheza em mim no começo, mas logo me acostumei. O ritmo, a estrutura, as mensagens nas entrelinhas - é tudo muito diferente. E é justamente isso, acredito eu, que faz com que seja impossível deixar a história de Carrie de lado.
A narrativa está sempre se alternando - ora o leitor presencia alguns flashbacks, ora os fatos são transmitidos através de citações feitas por personagens secundários ou pelo próprio narrador. Quando comecei a ler eu ainda não sabia desse detalhe, e várias vezes me perdi na história por pensar que a narrativa estava seguindo uma ordem linear. É bom prestar bastante atenção nisso para que a leitura não se torne cansativa.


A protagonista não é nem um pouco transparente, e ao contrário do que estamos acostumados, ela é a mais misteriosa da trama. São dadas poucas informações a respeito dela, de modo que é impossível saber o que está se passando pela cabeça imatura e confusa de Carrie. Por um lado isso é muito bom, pois faz com que a trama não se torne muito previsível, mas esse recurso também implica no distanciamento entre leitor e personagem - o que nem sempre é favorável.
A história de Carrie é bem pesada, pois envolve questões familiares, religiosas, culturais... são temas muito polêmicos que contribuem para que este seja um livro muito marcante e, sem dúvida, inesquecível. 
É uma trama que causa certa revolta, sim, mas é justamente aí que está toda a graça.


Uma coisa que eu achei muito legal foi a mistura que o autor fez entre a ficção científica e o sobrenatural. O resultado foi uma trama nem tão forçada e nem tão realista. Resumindo, eu acho que não poderia ter ficado melhor :)
Existe até uma adaptação cinematográfica que fizeram desse livro, mas já é bem velha, e eu particularmente não gosto muito do estilo dos filmes antigos, por isso não procurei para assistir. E também porque a maioria das pessoas que assistiu não gostou muito...

CARRIE narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram.




Recomendo muito esse livro para os leitores que gostam de um bom livro sobrenatural recheado de suspense, mistério e originalidade! Espero que no futuro eu ainda possa recomendar outros livros do Stephen King pra vocês (estou trabalhando nisso, rs).


Abraços o/ 


9 Comentários:

Mandy 2 de janeiro de 2012 às 19:19  

nossa, não sabia que era adaptação de livro
ainda mais do stephen king
sei lá, acho histórias dele meio estranhas
aaaah, procura o filme sim, eu me lembro de ter assistido a duas versões, ou seja, tem uma mais recente ;D
depois conta se tem a ver a história do filme ou não x)

bjks
http://la--lullaby.blogspot.com/

Felipe Cesar 3 de janeiro de 2012 às 05:09  

Eu vi o filme " Carrie, a estranha" e achei bem legal, apesar antigo os efeitos especias eram ótimos para a época.
Não sei se tem no livro, pq eu ainda ñ li (e não pretendo rs')a parte da formatura que cai.... deixa eu parar senão vou dar spoiler (apesar de não ter sido eu quem fez a resenha). Mas o filme é muito legal mesmo; se o livro for bem fiel ao filme, ou vice-versa, vai ser bem legal lê-lo.

Beijos :* Felipe
E um feliz 2012!

fabdosconvites 3 de janeiro de 2012 às 10:37  

Eu vi apenas o filme e gostei da história, imagino que o livro deva ser mais intenso anda. BJs, Rose.

Aline T.K.M. 3 de janeiro de 2012 às 11:52  

Simplesmente adooooro o filme, mas ainda (!!!) não li o livro. Sou fã do Stephen King, e na verdade morro de vontade de ler esse livro há tempos.

bj
escrevendoloucamente.blogspot.com

Lu Tazinazzo 5 de janeiro de 2012 às 10:48  

Eu A-M-O o King! Se lembra da minha resenha de Zona Morta? Eu indico esse livro pra você. Eu já tinha visto o filme dos anos 70 da Carrie, e simplesmente amo essa história. O remake não é horrível, mas não recomendo. Adorei sua resenha! Também quero ler mais livros desse autor.

Beijos

Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com

Elimar Souza 8 de janeiro de 2012 às 15:13  

Tem um remake que não é lá essas coisas (é meio sofrível, é bem verdade), mas dá para pegar a essência do Stephen King. Uma leitura dele que indico é "Sonâmbulos" que também tem uma versão cinematográfica com um o carinha de "De volta a lagoa Azul". O livro é extremamente pertubador, o que faz ler sem parar. Eu ainda estava na faculdade quando li esse livro e varei a madrugada lendo. Coisa de louco mesmo...

Carol 14 de janeiro de 2012 às 12:24  

Com certeza, Carrie é perturbador! Até hoje não decidi se gostei ou não do livro, mas ficou marcado. A crueldade das meninas que atormentavam a personagem e claro, a loucura e "cegueira" da mãe de Carrie. Não tive coragem de ver o filme! kkkk
bjs
Carol - Open Page

Rafael Michalski 12 de março de 2012 às 10:37  

Stephen King é meu escritor favorito, Carrie foi o primeiro livro dele e pena que para vender ele escreveu um livro pequeno, pois só fãs mesmo compram livros gigantescos e como ele estava no início de carreira.... O livro é bom mas muito rápido, já os filmes não conseguem captar a essência do mestre, também não vi o primeiro filme mas o remake ficou podre e mudaram o final dando um ar tosco... O único filme adaptado do mestre que eu vi e gostei foi O Nevoeiro, Frank
Darabont fez algo fenomenal e surpreendeu no fim

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -