5

[Série] A Grande Aventura, A Jornada - Luiz Amato

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bom dia!


Me desculpem por não ter postado ontem... tive que ir na formatura da escola mas voltei para casa bem mais tarde do que eu esperava! :T Juro que tentei escrever essa resenha, mas não saiu nada porque eu estava morta de sono.


A resenha de hoje já está bem atrasadinha, e devo minhas sinceras desculpas ao Luiz Amato, que precisou esperar muito tempo para finalmente ver o que eu realmente achei do seu primeiro livro! *-*
Como todos bem sabem, a literatura nacional hoje em dia engloba diversos temas e gêneros, mas o meu preferido é a ficção científica. Na minha opinião, os autores brasileiros têm MUITA criatividade neste segmento, tanto que os melhores livros que eu já li relacionados ao assunto são de autores nacionais. E sem dúvida, posso incluir a trilogia do Luiz Amato nesta lista!
Quando eu iniciei a leitura, não sabia ao certo do que se tratava o livro, mas para mim foi uma experiência sem igual ir descobrindo, através da narrativa tão minuciosa do autor, um universo tão rico como é descrito neste primeiro volume da trilogia "A Grande Aventura".


O que eu achei muito interessante foi a ligação histórica feita entre passado, presente e futuro. A trama, que é bem elaborada - por assim dizer -, teve sua estrutura muito bem montada, e isso garantiu uma narrativa livre de buracos ou informações inúteis ao leitor, de forma que não é uma leitura maçante. Em compensação, qualquer detalhe que o leitor deixar escapar pode fazer falta futuramente para um melhor entendimento do mistério envolvido na trama - por isso, essa é uma leitura que requer bastante atenção, já vou avisando! ;)
Um ponto super positivo desse livro é que ele "interage" com o leitor. "Mas como?" Ora, através de desafios de lógica e mensagens subliminares que têm como objetivo deixar a narrativa bem mais interessante e interativa. Acredito que esta é uma ótima forma de aproximação entre os personagens e os próprios leitores, um recurso muito utilizado em livros de ficção científica.


E quanto aos pontos negativos? Para a nossa sorte,encontrei uma quantidade muito pequena deles, mas não posso deixar de citá-los. A primeira coisa que me incomodou um pouco (mas acho que não chega a ser um ponto negativo) foi que o autor abusou das descrições em sua narrativa. Ao descrever um certo local, por exemplo, ele dava muitos dados matemáticos (como medida dos cômodos) e uma avaliação minuciosa do espaço. Eu acho que isso foi meio desnecessário, mas felizmente não chegou a deixar a leitura cansativa. Na verdade, alguns leitores até preferem essa visão generalizada.
Outra coisa que me incomodou um pouco (a respeito da diagramação) foi que os diálogos vieram todos em itálico. Pode parecer um motivo bobo, mas eu pessoalmente fico incomodada com essas letrinhas inclinadas para o lado (estranho, eu sei) :P
Por outro lado, eu não me lembro de ter encontrado nenhum daqueles errinhos chatos de digitação, e isso indica que a revisão do livro foi feita com bastante atenção. Isso é muito importante, uma pena que nem todas as editoras sigam esse exemplo.


Por ser este o primeiro livro de uma trilogia, ele serviu mais como uma "introdução" aos próximos volumes. A sensação que eu tive após concluir a leitura foi a de que esta história incrível está só começando - há muito mais por vir, e eu mal vejo a hora de ler a continuação! 

A Grande Aventura - A Lenda é ambientada na Europa do século XX, entre as décadas de 30 e 40, em um misto de aventura, ficção e muita ação. Você irá aventurar-se por antigas masmorras e corredores sombrios, junto com o Professor Doutor em Arqueologia da Universidade de Oxford, Bill Watters, e seu grande amigo, o indiano Sajih; conhecerá a luta de padre John contra a "Peste" no sudoeste da Inglaterra no ano de 1420; acompanhará a descoberta de antigos e reveladores manuscritos por um grupo de padres, baseados em Roma, que têm a função de desvendar mistérios e lendas; ficará intrigado com o relato que narra à vinda dos semeadores universais nos primórdios dos tempos ao planeta Terra, iniciando o processo de criação da humanidade. Enfim, você irá surpreender-se com ambientes, situações e personagens que serão difíceis de esquecer.
Leiam este livro, se possível, pois eu garanto que vale a pena!
Deixo aqui meus sinceros agradecimentos ao Luiz Amato pela oportunidade de conhecer sua obra e pela dedicatória super fofa que ele escreveu no meu exemplar ^^


Espero que tenham gostado da dica o/


Abraços,

5 Comentários:

Entre Fatos & Livros 7 de dezembro de 2011 às 17:37  

Oi!

Eu já li um livro assim, q deu a impressão de ser a introdução e deixou um gostinho de qro mais história. É mto bom, mas fico triste de ser série. Tenho mtas, mtas séries incompletas e cada vez inicio mais. Enfim, gostaria de ler, mas esse ano não adicionarei mais nada a minha lista, q já está enorme. Fica para 2012.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Amanda Chieregatti 8 de dezembro de 2011 às 09:54  

Oieeee...
tem selinho pra você no blog, flor!

Beijos
Mandinha
/minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/

Elimar Souza 8 de dezembro de 2011 às 17:24  

Livro bom que faz parte de uma série me mata... rsrs
È sério, parece que tudo que tem no mercado agora faz parte de uma série. As vezes tenho a impressão que nunca vou acabar de comprar tudo que quero... Tà ficando dificil gente... kkkkk
Amei a resenha. Mais um para minha lista de desejados... BJS!

Lu Tazinazzo 9 de dezembro de 2011 às 13:15  

Adorei sua resenha, está muito convidativa e realmente agrega valor ao livro em questão, mas não sei se acrescentaria esse título na minha lista porque não sou fã de ficção científica.

Beijos

Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com

Belatrix Oliveira 9 de dezembro de 2011 às 14:16  

Oh, vc nao e o unico ser estranho no planeta, eu tb me incomodo com falas e italico!! rsrsr

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -