5

O Salto para a Vida - Célia Valente

sábado, 17 de dezembro de 2011

Oi,
Tudo bem com vocês? Espero que sim e que já estejam de férias (: Natal tá chegando já e na minha opinião o blog tá lindo. 

Enfim, eu vim aqui pra falar de um livro que eu achei muito legal, acho que foi um dos melhores livros que a escola já pediu pra ler. Acho que ele não é muito famoso por que muita gente não tinha nem ouvido falar dele. Mesmo assim, eu achei muito interessante.

O salto para a vida conta a história de Léa Mamber (ou Léa Bleiman/Alicja Zofja Nuzsy). Ela era judia e o livro narra sua vida antes, durante, e até mesmo depois da 2ª Guerra Mundial. Ela passa por situações de todo o tipo nesse período. Chega a ser, junto de sua mãe, capturada pelos soldados alemães, porém é "obrigada" a fugir, deixando sua mãe. Tem que se esconder, buscar abrigo com pessoas conhecidas ou não, trocar de identidade, se passar por polonesa, procurar trabalho até mesmo na Alemanha e etc.
Várias pessoas foram importantes para a sobrevivência de Léa, e ela tem a chance de agradecer a alguns, a outros não. Durante todo o livro Léa agradece a essas pessoas que, às vezes indiretamente, a salvaram.

Ela também passa um tempo em uma casa de alemães trabalhando como empregada, ainda se passando por polonesa, lá ela fica segura até o fim da guerra. Ela demonstra afeto por essa família em alguns trechos do livro.
Podemos ver também o encontro de Léa com seus irmãos, que moravam aqui no Brasil e como se torna a vida dela e de sua família aqui.
Embora seja um livro sobre história, não é um livro entendiante como muitos acham,é um livro muito interessante sobre a história real de uma judia,que sofreu como muitos outros. Acredito que a maneira como a Célia narra torna aquilo mais próximo dos leitores mais descontraído apesar do assunto. É um livro que acrescenta lições, não só conhecimento sobre 2ª Guerra Mundial. Talvez seja por isso que eu gostei tanto dele.
É um livro que as pessoas realmente deveriam ler, porque a vida da Léa te mostra muitas coisas, ela passou por muitas dificuldades e superou, é interessante ler sobre isso e sobre a guerra.


Então, é isso. Esse post serviu pra lembrar a vocês que nem sempre os livros da escola são chatos (:


Boa Noite :*

5 Comentários:

Tatiana Leite 18 de dezembro de 2011 às 09:31  

Eu gostei TANTO de ter lido esse livro na escola! Eu estava na oitava série, se não me engano, e ele ajudou muito a ilustrar o que as pessoas tiveram que passar naquela época. E dá um aperto ENORME no coração, né? =(
Eu sempre falo desse livro pra quem está estudando a 2ª GM, mas não é que a maioria nunca ouviu falar? Esse livro deveria ser obrigatório! =O

Adorei a resenha! \o/
Mil beijos!

Angela Graziela 18 de dezembro de 2011 às 12:14  

Olá, tudo bem?
Realmente, não conhecia esse livro
Mas achei bastante interessante
E eu simplesmente amo livros com temas históricos

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Entre Fatos & Livros 19 de dezembro de 2011 às 10:21  

Olá!

Eu nunca li esse livro na escola, é uma pena. Nem o conhecia, para ser sincera.

Qdo eu estudava, meus livros eram sempre os clássicos, minha sorte era q eu gostava e mto. Sou super a favor das escolas ampliarem o leque de opções literárias, permitindo livros mais divertidos. Isso sim incentiva a leitura.

BjoO
Pri
Entre Fatos e livros

Anônimo,  20 de dezembro de 2011 às 02:21  

Realmente é meio difícil ser tão cativada por um livro da escola, mas eu também tenho um que me foi pedido pra ler que também adoro, que é Um pé de laranja lima, em comum esses dois livros tem é que também conta a vida sofrida de alguém e talvez por isso seja diferente dos outros livros nos quais a gente não sente tanto a realidade.

Nana Barcellos 22 de dezembro de 2011 às 13:09  

Oii
Eu não sou de me interessar por livros com esse assunto. Mas acho que bem conduzido, com uma linguagem agradável pode agradar a leitura e tals... como esse foi indicado pela escola...
Eu comecei a ter certo preconceito no ensino fundamental, dificilmente eu lia os livros HAHA passava o olho. Sempre achava chato.
O mais legal foi Depois daquela viagem.

Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.!
Das meninas do Obsession Valley.
Beijos.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -