10

Dia das Crianças!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Olá :D


Hoje eu decidi fazer um post um pouco diferente, em homenagem ao dia das crianças que já é amanhã (o ano passou muito rápido)!
Eu tinha pensado em selecionar alguns livros infantis para indicar ao público mais jovem, mas hoje em dia a maioria das crianças não dá a mínima para livros... essa é a triste realidade =/
Então eu tive a ideia de fazer algo mais voltado para nós, adolescentes e adultos.

A infância é uma fase que deixa saudades em todo mundo, isso é fato! E é por isso que hoje eu irei mostrar a vocês alguns livros super especiais. E sabem porque eles são tão especiais? Pelo simples motivo que são narrados por crianças!
Um motivo aparentemente bobo, mas que faz toda a diferença em uma leitura. Quem nunca leu um livro assim não sabe como é voltar a enxergar o mundo de um modo mais simples e inocente, através dos olhos de uma criança! É nostalgia garantida, rsrs


Esse é um livro que eu li há muito tempo atrás, quando ainda estava na sexta ou sétima série (nem me lembro direito). Foi a minha professora de português quem indicou para a turma, e todos amaram o livro. A protagonista é uma garotinha de 11 anos que passa por várias descobertas e dificuldades relacionadas à família e aos amigos. É uma leitura bastante divertida e que nos faz perceber que nem sempre os nossos problemas são tão grandes quanto os fazemos parecer. Embora seja um livro mais infantil, acredito que vale a pena lê-lo. Vocês irão adorar conhecer a Clarice Bean, garanto!


Em "O menino do pijama listrado", Bruno nos mostra indiretamente através de sua narrativa simples os horrores do Holocausto. O garoto desconhece a situação de seu país, e em meio ao cenário marcado pela guerra, vivenciamos uma triste história de amizade verdadeira entre duas crianças. Já fiz a resenha desse livro aqui, mas não pude deixar de citá-lo nesta postagem. Ele é um claro exemplo de como uma situação aparentemente grave consegue ser tão minimizada nos olhos inocentes de uma criança.




Me encantei com esse livro não só pela sua história ser linda, mas também porque a narrativa da Maple é irresistível. Ela conta sua jornada de uma forma bela, usando muitas descrições e dando detalhes de absolutamente tudo. É incrível como situações corriqueiras tornam-se mágicas através das palavras da garota. A viagem de Maple e de sua irmã em busca do milagre é repleta de ação e acontecimentos surpreendentes. Para saber mais sobre esse lançamento da Novo Conceito clique aqui!




Greg Heffley encara a infância como uma fase difícil, e registra todas as suas aventuras e desventuras em seu diário (que ele diz não ser um diário). Tenho os quatro primeiros livros dessa série em inglês, e sou totalmente viciada no humor sarcástico do Greg! Uma dica para quem está pensando em ler: compre pelo menos os três primeiros livros de uma só vez pois trata-se de uma HQ, ou seja, a leitura é bem rápida e o vício é inevitável. Depois que você começa a ler, é impossível parar! Se quiser saber mais, leia a resenha da Sweet aqui.




Eu comprei esse livro recentemente, mas ainda não tive tempo para lê-lo. Porém, pelo tanto de elogios que eu já vi sobre ele na blogosfera, já posso adiantar que é um livro MUITO engraçado. É escrito em forma de diário por John (também conhecido como Cotoco), um garoto de 13 anos que recebeu esse apelido pouco carinhoso pelos outros garotos de sua idade. O livro já até ganhou uma adaptação para o cinema, só que ainda não chegou aqui no Brasil, e acredito que isso não vai acontecer tão cedo. Sugiro que vocês assistam o trailer aqui, vale a pena!


Anne Frank, uma jovem judia que viveu escondida com sua família durante a segunda guerra mundial, ficou famosa após ter seu diário lançado pelo pai em 1947. Em suas páginas ela relata em detalhes como era viver em um esconderijo dividindo seu espaço, sua comida e sua privacidade muitas vezes com estranhos. Estou lendo esse livro atualmente e em breve farei a resenha, por isso não vou falar muito sobre ele por enquanto. Diferente de Bruno, protagonista de "O menino do pijama listrado", Anne está bastante ciente da guerra. Estou achando interessante ler sobre os apelos e opiniões dela sobre o assunto.


Jack é um garoto de 5 anos que passou toda a sua vida morando em um quarto com a mãe. Ele não conhece o mundo lá fora; nem sequer sabe que tal mundo existe. A mãe, vítima de um sequestrador, passou os últimos 7 anos de sua vida naquele quarto, onde deu a luz a Jack. O mais curioso desse livro nem é a história inusitada; e sim o fato de o narrador ser o próprio Jack. Dá para imaginar como é ler um livro narrado por um menino de 5 anos que mal conhece o mundo? Não vou aprofundar muito no assunto porque ainda estou lendo o livro. Aguentem a curiosidade por enquanto, em breve sai a resenha!


Espero que tenham gostado das dicas. Se alguém aí já leu algum outro livro narrado por uma criança, deixe a indicação nos comentários! \o/


Ah, e feliz dia das crianças ^^



P.S.: O Sorteio do livro "Plano de Voo" eu farei no próximo post sem falta. Para quem ainda não estava sabendo da promoção, ainda dá tempo de participar, é só comentar lá na resenha.

10 Comentários:

Lu Tazinazzo 11 de outubro de 2011 às 15:19  

Adorei a ideia do post, muito criativo mesmo!!! Faltou A Menina que Roubava Livros _o/

Beijos

Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com/

Anônimo,  11 de outubro de 2011 às 19:13  

Eu já li O Menino do Pijama Listrado, é tão lindo <3 :')
Na minha lista também está "Quarto" <3 Ótima lista, Grape!

Ananda 12 de outubro de 2011 às 00:07  

gostei dos livros citados, fiquei com vontade de ler todos, quero sugerir um livro que li e amei muito sobre um menino cheio de imaginação : O Menino no Espelho, do autor Fernando Sabino.

Unknown 12 de outubro de 2011 às 07:25  

Olá!

Adorei a sua ideia, muito jovial! :D Já anotei algumas dicas...
Eu li CLARICE BEAN no colégio. AMEEEEEEEEI relembrá-la! Eu lia todos os livros dela que via pela frente, era tão gostoso... E creio que seja a mesma autora de Charlie & Lola (pelo menos o desenho é inesquecível!).
Também li Anne Frank, mas... é uma leitura que não aproveitei muito. :D
Eu indico Os Karas, de Pedro Bandeira, para quem quiser ler! :D

Abraços!

Ana Carolina Nonato
Seis Milênios

Entre Fatos & Livros 12 de outubro de 2011 às 11:46  

Dos livros que vc citou, li apenas O menino do pijama listrado e O diário de Anne Frank. Lindos! Realmente a narrativa de uma criança é encantadora! Agora lerei A jornada e estou com boas expectativas.
BJoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Angela Graziela 12 de outubro de 2011 às 18:43  

Desses, eu já li

O menino do pijama listrado, que é lindo e comovente! E é incrivel como as crianças veem as coisas de um outro ponto de vista, como o Brumo que ve o amigo judeu com olhos inocentes

A Jornada, em que as meninas tem cotagem de fazer o que adultos nem imaginam, apenas pela fé de que aquela agia vai curar a irmã
Beijos

Flavia 12 de outubro de 2011 às 19:11  

Parabéns muito criativo seu post ! Destes que vc citou eu adoro o diario de anne frank , é um livro lindo, que me fez chorar horrores !!
Bjinhusss

Anônimo,  13 de outubro de 2011 às 09:42  

Ótima indicações! :)
A jornada está na minha lista *-* Amo essa capa.
Beijos, Mila ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

Anônimo,  13 de outubro de 2011 às 11:48  

Ounn! Que post mais gracinha *-*
Adorei suas indicações, principalmente "O Quarto"; é um livro bem diferente e muito bom! ^^

Cotoco é um dos meus desejados, só ouço coisas boas a respeito dele. Já A Jornada, está na minha listinha de espera! :))

Beijos,
Gabi ~ Bookaholic World

Nana Barcellos 15 de outubro de 2011 às 00:00  

Oi meninas!
Ai que fofo esse post, adorei as indicações

Quero muito ler O Quarto!

Putz eu quero um livro de Cupcakes, meu sonho é aprender a fazer, mas tem uns ingredientes bem carinhos HAHA

Have a Nice Weekend
xoxo
Nana - Obsession Valley

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -