8

[Série] Especiais - Scott Westerfeld

sábado, 20 de agosto de 2011

Olá, boa tarde!


Eu finalmente terminei de ler "Especiais", o terceiro livro da série Feios. Caso você ainda não conheça a série, clique aqui para ler a resenha do primeiro livro, ou aqui para ler a resenha do segundo. Vou me esforçar para fazer essa postagem SEM spoilers :D


Primeiramente, quero agradecer muito à Vivi, da editora Galera Record, que me enviou o livro para resenha. Mas também devo desculpas a ela, pois eu me atrasei na leitura e a resenha acabou saindo muito depois do que eu havia previsto... 


Antes mesmo do lançamento desse livro aqui no Brasil eu já estava me matando para ler a continuação da série. Acho que não é segredo pra ninguém que o Scott Westerfeld é um dos meus autores internacionais preferidos. Eu simplesmente amo o estilo futurista de seus livros e sua originalidade nas narrativas, sempre visando criticar algo indiretamente.
Nessa série, por exemplo, o autor dirige sua crítica à nossa mentalidade em relação a beleza. O grande problema da nossa sociedade hoje é essa constante padronização do que é belo, contradizendo a tese de que cada um de nós é único. Pode parecer um assunto clichê, mas duvido muito que alguém encontre algum livro que aborde este assunto de forma semelhante.


Em Especiais, o leitor acompanha de perto a transformação da protagonista Tally, tanto física quanto psicológica. Vemos como a cirurgia que a transformou em uma especial causou danos em seu cérebro, e estes modificaram seu modo de pensar. Mas suas memórias dos tempos de Feia e Perfeita não foram apagadas.


No início do livro eu não queria acreditar que Tally havia, de fato, se transformado em uma especial (isso não é spoiler, está na sinopse da capa). Eu tinha ainda minhas esperanças de que a cirurgia não fosse funcionar nela, mas não foi isso que aconteceu.
Mas o fato dela ter se tornado uma especial deixou a narrativa muito melhor, pois somos capazes de imaginar os "super-poderes" que ela adquiriu ao passar pela cirurgia. Tally agora tem uma força transcedente e todos os seus sentidos estão muito mais aguçados. Ela vive entre outros Cortadores, que são um tipo de especiais aprimorados (mais fortes que o normal).
Embora ela me deixe com muita raiva algumas vezes, eu até gosto da Tally. E durante a leitura desse livro eu passei a gostar muito mais, pois ela mostrou ser mais forte do que de costume. Mas não vou entrar em detalhes para não atrapalhar quem ainda vai ler :)



Tally agora é uma Especial. Mais do que isso, é uma Cortadora. Agora ela tem uma beleza cruel e um corpo cem por cento letal. Com seus sentidos aguçados e mente sagaz, nada pode impedi-la de cumprir sua missão, principalmente se envolve acabar com a Nova Fumaça. Ou melhor, quase nada. O reencontro com lembranças da sua antiga vida traz à tona sentimentos fortes, que balançam as certezas de sua mente especial. Agora resta a Tally decidir quem vai ganhar essa disputa - seus instintos treinados de Especial ou sua verdadeira consciência.



A única coisa que não gostei muito nesse livro foi o final. Mas tenho certeza que o Scott sabe o que está fazendo, por isso estou torcendo para que o próximo livro explique melhor a atitude de Tally...
Antes de me despedir, gostaria de compartilhar com vocês uma notícia que li no blog "Bookaholic"! Bom, fiquei sabendo através de uma postagem recente da Lidiane que essa série ganhará um Graphic Novel (ou mangá) e, ainda, uma adaptação para o cinema baseada nos livros! Mal posso esperar... *-*


Bom, acho que era só isso! Não se esqueçam de que hoje é o último dia para participar da promoção do livro "Cupcakes 2". Amanhã vou divulgar sem falta o resultado do sorteio. 
Até lá,


8 Comentários:

Nathalia 20 de agosto de 2011 às 10:35  

Eu to com o segundo livro da série aqui em casa, mas não me animo de jeito nenhum de ler! Eu não gostei muito do primeiro, achei a narrativa meio chata, mas vou ler o segundo pra ver se vai melhorando!

Beijos, @nathaliaduarte
www.mentalmorfose.com

Lu Tazinazzo 20 de agosto de 2011 às 14:46  

Adorei suas resenhas sobre esta série. Estou interessadíssima na obra, está na minha lista de leitura! Beijão

Lu Tazinazzo
aceitaumleite.blogspot.com

Ana Ferreira 20 de agosto de 2011 às 18:29  

Ainda fico com as minhas dúvidas quanto à série "Feios". Ouço apenas elogios e acho que realmente esteja chegando a hora de conhecer a história da tal Tally.
Interessante virar graphic novel, ainda mais tratando-se de uma sociedade distópica, para enxergarmos, de fato enxergarmos, o futuro.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Anônimo,  21 de agosto de 2011 às 09:07  

Eu só li o primeiro livro, mas estou louca, louca, louca mesmo pra comprar o resto. Deixe só meu dinheiro sobrar, hahahahah! <3

Beijos :*
www.eucoracaolivros.com

Clube dos Novos Autores - CNA 21 de agosto de 2011 às 16:53  

AMIGOS AJUDAM-NOS A DIVULGAR - sigam o blog http://drisph.blogspot.com/ Deixem um comentário no post - e participem da promoção que sorteia os livros dos autores e parceiros do blog. O sorteio é baseado nos comentários. Quanto mais assíduo você for, deixando seu comentário, mais chances terão de ser sorteado. Todo mês o blog sorteia mais de dez livros. Eu também participo do blog. Vamos lá! Vamos ler pessoal!
Adicionem-me no MSN – adrianavargas.ocadv@hotmail.com, ou enviem um email para este endereço e obtenham mais informações.

fabdosconvites 21 de agosto de 2011 às 17:40  

Ainda nãoli este livro da série, mas também estava torcendo para a operaão dela ter dado errado, agora abriu mais minha vontade de ler. Bjs, Rose.

Entre Fatos & Livros 23 de agosto de 2011 às 06:48  

Eu li Feios, mas ainda não li Perfeitos e nem especiais. =S Vai ter próximo livro? Eu jurava que a saga terminava por aqui! =O Acho mesmo que a série deveria virar filme. Aliais, enquanto eu lia Feios, ficava imaginando como o filme seria.
Já estou ansiosa.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -