11

O Mundo de Vidro - Maurício Gomyde

terça-feira, 12 de julho de 2011

Bom dia!
Como vão todos? Já entraram de férias? \o/


A resenha de hoje é do livro nacional  "O Mundo de Vidro", do autor Maurício Gomyde. Vocês se lembram de quando anunciei aqui no blog sobre a parceria com o autor? Foi no dia 10 de março, ou seja, há  mais ou menos 4 meses atrás. Recebi o livro só no mês passado, por isso a resenha demorou bastante...


A capa é maravilhosa!
Enfim, a primeira coisa que eu gostaria de comentar sobre a leitura do livro é o humor do Maurício. É impossível não rir com os comentários e comparações que o autor faz ao longo da obra. Mas não é só isso que consegue divertir o leitor: o contexto de um romance inusitado entre os protagonistas também ajuda o livro a ficar bem engraçado.


O mais interessante de tudo é poder presenciar a evolução de um romance nas situações corriqueiras do dia-a-dia. Romance esse que não tem nada de inocente: "Ele", o protagonista, se apaixona por "Ela" pela primeira vez que a vê em um metrô. Um amor, de início, apenas platônico, mas que foi ficando cada vez mais sólido a medida que o tempo passava. E tudo porque ela era uma mulher linda, com um corpão de tirar qualquer um do sério. A medida que os protagonistas vão se aproximando mais, é impossível não torcer para que os dois fiquem juntos. Mas, obviamente, há obstáculos: na metade do livro, "ela" começa a ser atormentada pelo seu ex-noivo, o qual a havia traído na cara dura, mas mesmo assim faz de tudo para tê-la de volta ao seu lado. E em meio a essa situação, "ele" começa a se sentir humilhado, e chega a conclusão que precisa esquecê-la. Sabia desde o início que não teria chance. (Será?)


A narrativa deste autor é sensacional. Para mim foi impossível largar o livro no meio de um capítulo para ler depois. E sem falar do prólogo do livro (eu ri horrores, sério)!


Um ponto negativo? Para mim foram as constantes repetições de frases que o autor usou nos diálogos. Tudo bem que este é um recurso que faz parte do perfil humorístico do livro, mas para mim ficaria melhor se não tivesse isso.


O título do livro fica difícil para mim explicar a vocês. Eu teria que dar alguns spoilers, porque é só no final que começamos a fazer uma ligação entre o título e a história. 
E, por falar no final, eu aindei vendo em algumas resenhas que as pessoas estavam achando o fim do livro um pouco confuso. Na minha opinião isso foi falta de interpretação, porque eu achei o final desse livro genial! Não foi nada do que eu esperava, na minha opinião o autor não poderia ter sido mais criativo.


Esse livro me marcou de certa forma que é até difícil explicar! Além de não ter nenhuma parte cansativa, o final foi apaixonante... conseguiu entrar para minha lista de favoritos, sem dúvida.


Sugiro de coração que vocês procurem ler esse livro. Não vão se arrepender ^^


Abraços,


11 Comentários:

j 12 de julho de 2011 às 09:45  

Já li algumas resenhas desse livro, todas positivas! E vários disseram que o livro se tornou um dos favoritos.
É engraçado, mesmo assim, não desperta muito minha curiosidade de ler ;~

Beijinhos
Conjunto da Obra

Nana Barcellos 12 de julho de 2011 às 14:02  

Oiee
ahh amei a resenha, esse livro chegou a me lembrar momentos da minha adolescência HAHA
E ele se tornou um dos meus favoritos.

Eu adorei o final, o livro é muito divertido mesmo.

bjs e bom final de terça
Nana - Obsession Valley

Caíque Pereira 12 de julho de 2011 às 17:10  

Todo mundo fala bem desse livro do Gomyde, eu não estava muito a fim de ler, mas depois de tantas críticas positivas estou começando a rever as coisas, rsrsrs. Adorei a ideia de criar personagens sem nome próprio, só sendo tratados como 'Ele' e 'Ela', é impessoal e faz o leitor se ver melhor nos personagens, simplesmennte inteligentíssimo da parte dele. Fiquei curioso também pela ligação do título e do enredo, pois já li várias resenhas, entrevistas com o autor e sinopses pouco diferentes e sempre fiquei com essa pulga atrás da orelha, mas fico feliz que sua resenha tão bacana não perdeu em nada ao ocultar spoilers! Ah, fiquei com vontade de ler, quem sabe quando der uma aliviada aqui na lista de leitura eu proponho uma parceria com o autor hein?

;* Livros, Letras e Metas

Carol Espilotro, 13 de julho de 2011 às 08:52  

Já li diversas resenhas desse livro, mas não consigo ver graça nele :o ! Não me chamou atenção, sendo que li umas duas resenhas negativas também, ah seilá @_@ Adorei o novo layout :3

Beijos, World of Carol Espilotro

Melissa Pinheiro 13 de julho de 2011 às 10:09  

Que linda resenha!
Eu já vi vários comentários positivos sobre o livro, ele está na minha listinha. Estou bem ansiosa para lê-lo.

Indiquei uma TAG pra vc no blog! =D
E seu banner eu atualizo até de noite, ok?
Seu coelhinho é lindo! Qual o nome q vc escolheu?

Bjs Melissa
Espaço Editorial

Unknown 14 de julho de 2011 às 07:19  

Olá!

Eu adoraria ler este livro! Deve ser realmente muito bom! Quem sabe mais para frente, não é?

Abraços!

Ana Carolina Nonato
Seis Milênios

Anônimo,  14 de julho de 2011 às 12:48  

Eu A-DO-REI esse livro! Rs, ótima resenha, vou tentar passar sempre aqui! Ah, obrigada pla visita lá no blog! :D

Beijos,
http://www.eucoracaolivros.com

Mauricio Gomyde 14 de julho de 2011 às 14:05  

Meninas, gostaria muito de agradecer pela resenha. Este apoio que vocês dão pra literatura nacional é maravilhoso, e agradeço em nome de todos os escritores que buscam, como eu, um espaço na preferência dos leitores.
Obrigado,
Maurício Gomyde.

Juliana 25 de agosto de 2011 às 16:39  

Parece tão agradável e gostosinho, sem ser meloso e/ou forçado.
Adorei a resenha, mesmo já tendo lido várias outras sobre o livro, essa também teve o que adicionar~

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -