7

[Série] Destino - Ally Condie

terça-feira, 28 de junho de 2011

Boa tarde!


Venho trazer uma resenha hoje de um livro que foi lançado aqui no Brasil recentemente pela editora Suma de Letras, e na minha opinião, é uma leitura super parecida com a da série "Feios", do autor Scott Westerfeld. Vocês já devem ter se deparado na internet com a capa de Destino (que, aliás, é linda), ou com a sinopse do mesmo, certo? Para falar a verdade, divulgações é que não faltam para o livro.

Não sei se vocês notaram isso, mas passei esse livro na frente de vários outros que estavam na minha "pequena" fila de leitura xD Desde que fiquei sabendo que a Suma de Letras iria lançar essa obra aqui já comecei a juntar uma graninha extra para comprá-la no lançamento mesmo (o que é bem incomum para mim, pois eu sempre espero o preço do livro abaixar antes de adquiri-lo). 

No início da leitura, tive uma grande surpresa. Como eu já mencionei antes, esse livro me lembrou muito, muito mesmo da série "Feios", que já foi citada milhares de vezes nesse blog. Porque? Simplesmente pelo fato de que ambas as tramas se passam em uma sociedade futurista, distante da nossa realidade. Mas não estou dizendo que Destino é um livro clichê. Aliás, não é nem um pouco. A protagonista, Cássia, é um tanto diferente de todas as personagens femininas que eu já conheci. Ela nos mostra uma personalidade forte e única, a julgar pelo pretexto de sua vida, que é controlada pela Sociedade. Afinal, o que é a "Sociedade"? Podemos simplificar e dizer que é o governo que controla sua vida: é ela quem escolhe no futuro onde você mora, o que você come, onde você trabalha, com quem você se casa, e até mesmo quando você morre. Sim, é um sistema quase utópico para nós, mas mesmo sendo totalmente fora de nossa atual realidade, a autora conseguiu desenvolver super bem esse sistema em seu romance.

Além do lado romântico do livro, o leitor é frequentemente surpreendido pelos pensamentos filosóficos da protagonista, que passa a questionar os princípios da sociedade, se desprendendo aos poucos de suas rígidas regras e conquistando sua autonomia no campo da ideologia. Ela passa então a dar mais atenção às suas próprias escolhas e aos seus desejos, em parte deixando de lado as manipulações da sociedade ao infringir importantes regras. Eu achei incrível acompanhar esse desenvolvimento, pois acabei aprendendo também muitas coisas em relação à liberdade de expressão. Mas, no final, essa atitude tem um preço. Nem tudo sai como esperado para Cássia, que passa a ser constantemente vigiada e chantageada pela sociedade.

Essa leitura foi suuper rápida, para vocês terem só uma ideia, demorei apenas um dia para ler o livro! Fiquei o dia inteiro por conta dele, larguei só pra ir ao banheiro e para comer. O que mais me prendeu foi o romance proibido entre a Cássia e o fofo do Ky... gostei muito de como a Ally conseguiu desenvolver os sentimentos dos dois de uma forma leve e gostosa, mesmo com a complicadíssima situação que os cercava. Esse é o tipo de livro que eu leria de novo, caso dispusesse de um tempinho livre.

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

O final desse primeiro livro é um tanto convidativo para ler a continuação da série, que ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil. Vou deixar aqui embaixo para vocês conferirem o book trailer legendado de "Destino"! Espero que desperte a atenção de alguns :)



Abraços,

7 Comentários:

Melissa Pinheiro 29 de junho de 2011 10:25  

Confesso que essa é a primeira resenha de "Destino" que eu li, e adorei! A capa tem tudo a ver com o livro, a menina vive numa bolha esperando que decidam por ela e sem tomar as próprias decisões. Achei a ideia fantástica e a capa Maravilhosa. Vou procurar mais sobre a série =D

Bjs Melissa
Espaço Editorial

Carol Espilotro, 29 de junho de 2011 13:56  

Essa capa é tão linda :D Eu gostei de Destino, porém a Cássia acaba virando uma Bella Swan, porque não sabe com quem ficar. Mas ok. Tirando isso, eu gostei muuito o/ Ficou mt boa a resenha

xx, World of Carol Espilotro

Carissinha 29 de junho de 2011 15:26  

Esse é um livro que está na minha lista de leituras. Li o capítulo 1 e fiquei apaixonada pela ideia da história.

E a capa é linda, né!?

Adorei sua resenha.

Beijos!
Carissa
Arte Around The World

Angela Graziela 29 de junho de 2011 20:25  

Acredita que eu nunca li nem feios e nem destino
Mas tenho muita vontade de ler, pois elogiam muito
E quando é assim dá mais gosto pelo livro
Só não podemos criar muitas expectativas em cima
Beijos

Carol Espilotro, 1 de julho de 2011 08:57  

Ah, vai de boa (: Na calma você consegue ler Guerra dos Tronos. Já viu a capa do segundo livro da Série Destino, Crossed? É estranha XD

xx
World of Carol Espilotro

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -