11

[Notícia] Unesco debate o futuro dos livros na era digital

sábado, 25 de junho de 2011

O segundo Fórum Mundial de Cultura e Indústrias Culturais promovido pela Unesco na cidade de Monza, na Itália, discutiu este ano o tema “O Livro Amanhã, o Futuro da Palavra Escrita”, informa a rádio ONU.

Especialistas encerraram, quarta-feira (8), em Monza, um debate sobre o futuro dos livros em relação a nova mídia digital. O evento, de três dias, fez parte do segundo Fórum Mundial de Cultura e Indústrias Culturais promovido pela Unesco.

Entre os principais temas em foco estiveram questões como os direitos autorais na nova era de livros digitais, os possíveis efeitos desta mudança em termos de divisão entre as camadas sociais e as tendências dos mercados de publicação.

O mercado de livros digitais apresenta uma curva de crescimento constante. De acordo com a Associação Americana de Publicadores, AAP na sigla em inglês, a venda de livros digitais nos Estados Unidos cresceu mais de 202% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

A presidente da Câmara Brasileira de Livros, Karine Gonçalves Pansa, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que no Brasil, o mercado ainda é muito novo e que existe espaço tanto para os livros digitais quanto para os impressos.

“Eu vejo o mercado brasileiro preocupado com esta nova realidade e também interessado em conhecer e se adaptar a este novo consumidor, a este novo modelo de negócios. Tudo ainda é muito novo, todas as discussões ainda estão sendo formadas, não existe um modelo padrão de contrato, de negociação”, disse.

Em relação ao futuro das bibliotecas e livrarias, ela acredita que estas terão que se adaptar aos novos consumidores. Em 2009, a venda de livros impressos pela internet representou apenas 2,25% das vendas totais no mercado brasileiro.

“Nós temos que estar onde o consumidor quer que o produto esteja. Você tendo um livro digital, as livrarias terão que apresentar o mesmo dentro de um site de venda. Mas no Brasil, ainda existem livrarias sendo abertas. Na nossa opinião, este é um mercado que vai viver harmoniosamente durante um tempo”, afirma ela.

Para a Câmara Brasileira de Livros, o Brasil ainda tem realidades muito diferentes de região para região em relação a tendência de consumo de livros. O mercado está mais evoluído nos grandes centros urbanos, mas nas áreas rurais, a realidade ainda é muito distante da era digital, incluindo o acesso à tecnologia nas escolas.


11 Comentários:

Ana Ferreira 25 de junho de 2011 às 19:19  

Particularmente falando, não SUPORTO a ideia de ver os meus livrinhos queridos, de folhas e capas, dando espaço a esses genéricos e-books. Quero dizer, os livros de verdade, físicos, de tocar, de sentir, são a essência da literatura. Como podem nos poupar disso?
Fico feliz que o mercado brasileiro ainda não esteja voltado à área.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Unknown 25 de junho de 2011 às 19:55  

Acho até legal a idéia do ebook e estou doida para comprar um e-reader, mas não há sensação melhor do que pegar um livro nas mãos e folheá-lo. Tê-lo ali na sua estante, mesmo que seja só pra enfeitar. Acho mt difícil o livro impresso perder espaço, principalmente pq e-book aqui no Brasil ainda é o olho da cara rs.

Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com

Livros minha Terapia 26 de junho de 2011 às 06:51  

Oi meninas ótima matéria!! Concordo com os outros comentários.Não consigo me imaginar sem o meu bom livro de papel na minhas mão e depois nas minhas prateleiras que eu amo tantooo, é impossível !! Faz parte de toda a emoção vivida em quanto estamos lendo ter o livro nas mãos, faz com que aquele mundo todo de ficção,fantasia,romance esteja em nossa mãos.Tá o e-book tb vai estar ..mas a tecnologia nessas horas faz perder toda a essência. Simplesmente não dá!! Bjks

http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

Juliana Toledo 26 de junho de 2011 às 16:27  

É, livro digital é legal, mas acho também que perde a essência!
As vezes quando eu leio um livro no computador, eu tenho muita dor de cabeça, coisa que nem sempre acontece lendo um livro de papel!!
Mas acho que nessa era digital, o ideal seria termos mais livros de papel RECICLADO (afinal, a produção de livros também prejudica o meio ambiente), acho que deveria haver uma rotação maior de livros, ou seja, mais bibliotecas, onde pegamos o livro, e depois devolvemos ou doamos livros usados, assim as pessoas só comprariam os livros que realmente amam... ou então comprariam o livro já lido no papel, só pelo computador....

ahhh não sei...eu gosto muito de ler.. o LIVRO LIVRO.. ahahha
mas tbm penso bastante em questões do meio ambiente.. e a era digital é boa pq além de diminuirmos o uso do papel tbm ajudamos a abranger pessoas que odeiam tocar em um livro, mas vivem na frente do pc..

hahah falei demais nossa



Beijos
Ju
http://bichosentrelivros.blogspot.com/

Nana Barcellos 27 de junho de 2011 às 10:03  

Ai eu até curto ler em e-book, mas eu gosto dos livros com a capa linda...poder folheá-los.
Eles poderiam trabalhar com os dois formatos, assim ficariam todos felizes!

Ah terá mais promoções lá durante essa semana...fiquei ligadas haha

uma ótima semana pra você
bjs
Nana - Obsession Valley

Angela Graziela 27 de junho de 2011 às 10:23  

Para mim nada substitui o livro impresso
Claro que leio e-books, mas é quando não tem outra alternativa
Amei a noticia
Beijos

Paloma Engelke 27 de junho de 2011 às 10:58  

Fala isso não! Só de pensar na extinção dos livros como a gente os conhece dá até uma depressão.
Não tiro a validade do ebooks, mas o objeto livro é insubstituível.
Beijos

(atravesdaspaginas.blogspot.com)

Juliana Poggi 27 de junho de 2011 às 12:00  

Olá meninas, agora vou poder passar mais vezes aqui e já vi que tem post muito bom que 'perdi' então vou comentar bastante hj!

Mas então...Ebooks e seus respectivos ereaders!

Muita gente fica com isso de 'medo' e etc.
Não acho que livro fisico vai entrar em extinção, pode sim vir a diminuir com o tempo mas isso ainda está bem distante.
Quandooo a tecnologia for desenvolvida o suficiente pra ter mais vantagens do que um livro impresso...Mas vamos combinar que isso tá longe de acontecer?? O.o

Tenho até esperança que realmente se desenvolva, porque diminuir o gasto com papel e impressão, além de existir a possibilidade de acrescentar tanto com o livro digital, mas tanto...

Os amantes do livro vão continuar a comprar ele impresso, mas quem lê e se dá por satisfeito com isso vai aderir e não abraço arvore literalmente, mas o meio ambiente tbm agradece!

Bjs muito bom o post!

Mariana Ribeiro 28 de junho de 2011 às 11:31  

Olá, meninas!!!
Eu concordo com a Kel totalmente! Acho que os e-books jamais substituirão os livros impressos e no caso particular do Brasil o processo de popularição do e-readers será mais lento porque os aparelhos custam caro e poucos podem comprar rsrs.
Adorei o post!!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Melissa Pinheiro 29 de junho de 2011 às 10:19  

Adoro os e-books e a forma de fazer uma animação dentro de um livro. Como por exemplo o ebook "Alice no país das maravilhas" que os personagens se mexem e tudo mais. Porém as pessoas (inclusive eu) são muito apegadas ao livro impresso. E o pior de tudo, com a extinção do livro impresso, como vão ficar as escolas e crianças carentes? O governo dará tablet's para as escolas? DUVIDO! Mal dão livros quanto mais tablet's! É super importante essas discussões. Mas o livro impresso não pode acabar =D
Bjs Melissa
Espaço Editorial

fabdosconvites 6 de julho de 2011 às 19:57  

Eu leio livros digitais, mas gosto mesmo são dos livros tradicionais, onde eu posso pegar e folhear, não acho que os amantes da leitura não abandonar este hábito pela versão digital. Bjs, Rose.

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -