10

[Série] A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Oii (:


Aposto que está todo mundo feliz hoje por causa do feriado! Pra mim pelo menos é uma bênção, porque na semana passada a única coisa que eu fiz foi estudar e estudar. Não aguento mais ouvir falar em escola. E o pior de tudo é que eu mal tive tempo para ler!
A resenha de hoje é sobre o primeiro livro da série "As Crônicas dos Kane", do autor Rick Riordan (sim, o mesmo autor da série Percy Jackson & os Olimpianos).


Demorei mais tempo do que eu deveria para ler esse livro (uma semana e meia), em parte por culpa da escola e em parte por culpa do próprio livro. Acho que o motivo principal foi a minha total falta de tempo devido às provas.


Não sei dizer direito o que eu esperava da história. Já li a série do Percy Jackson inteira e sou completamente apaixonada por ela. Quando ouvi que iam lançar essa outra série do Rick aqui no Brasil, eu surtei de entusiasmo. Como eu não estava podendo gastar muito dinheiro na época, eu meio que fiz a minha irmã me dar de aniversário (na verdade eu fiz uma lista com os meus livros desejados, mas foi ela quem escolheu quais iria comprar). 
Esse livro dá início a uma aventura nos tempos atuais que envolve a mitologia egípcia. Os deuses são apresentados como personagens "modernos", assim como as criaturas mágicas. A narrativa é intercalada pelos irmãos protagonistas Sadie e Carter Kane. Embora eles possuam algumas características super distintas (Carter é mais reservado e sério, enquanto Sadie é mais sarcástica e irônica), muitas vezes durante a leitura eu confundia quem estava contando a história. Não sei se esse é um fato relevante para vocês, porque eu pessoalmente sou meio lenta, mas pode ser que outras pessoas não tenham este mesmo problema.


Achei que a história caminhou de forma lenta. Tiveram muitas enrolações, fatos desnecessários que ficaram sobrecarregando a leitura. Alguns capítulos são parados, enquanto outros tem ação até de sobra.  Mas uma coisa que não falta em capítulo nenhum é aquele típico humor sarcástico do Rick Riordan. 
A estrutura da história é bem parecida com a série Percy Jackson, e um bom exemplo para essa afirmação é o final do livro. Assim como aconteceu em "O Ladrão de Raios", o final de "A Pirâmide Vermelha" é totalmente inusitado e muda completamente o rumo da história (naturalmente, pois só assim poderíamos ter uma continuação para a série).
Uma coisa que eu amei no livro foram as ilustrações dos hieróglifos (escrita das antigas civilizações egípcias) que apareciam a medida que iam sendo citados no decorrer do capítulo.


Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão viajava pelo mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane. Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas. Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.

Aprendi bastante sobre a mitologia egípcia lendo esse livro, e passei até a me interessar mais pelo assunto. Aliás, o impossível é não se interessar depois de ler um livro tão rico em detalhes como esse.
Esse livro é a escolha certa para os fãs da série de sucesso "Percy Jackson & os Olimpianos", e até mesmo para quem ainda não conhece o talento do autor, mas que gosta de uma boa história de aventura com um toque de humor, mistério e ação.


Abraços,


10 Comentários:

Layane Almeida 23 de junho de 2011 às 14:57  

Eu sem dúvida alguma sou fã de carteirinha do Rick e a forma como ele desenvolveu a escrita desse livro foi ótima, uma vez que Sadie e Carter se revesam na narração da história (tipo de narrativa que ele volta a usar na série os Heróis do Olimpo). Eu amo história, do Egito, da Grécia, de qualquer lugar, kkk, amei muito esse livro e a sequência deve sair agora no segundo semestre, mas ainda não disseram quando.

Bjusssss

Lay Almeida
De Tudo um Pouco
http://layalmeida.blogspot.com

Entre Fatos & Livros 23 de junho de 2011 às 21:03  

Oi!
Eu só li o Ladrão de Raios e virei fã do autor desde então. Eu tenho mto interesse em mitologia e os livros dele são pratos cheios, né. Só me desanimou saber que em parte a narrativa é parada. Destesto mto qdo isso aocntece!

Espero ler em breve!

BjoO
Pri
Entre Fatos e livros

Vinha 24 de junho de 2011 às 07:11  

Ah, eu não me embolei na leitura não xD Mas também demorei pra terminar o livro ><

Também adorei os hieróglifos xD
Acho que Rick não decepcionou nesse, mas Percy Jackson ainda ganha.

Adorei a resenha! ^^

xoxo ;*
Vinha.

Nana Barcellos 24 de junho de 2011 às 11:26  

Oie meninas!
Nhaa minha prima tem esse livro e claro, pegarei logo.
Eu adoro o estilo do Rick, essas histórias dele me interessam bastante, nunca li nada...acredita? haha
Mas adoro todas as resenhas que leio sobre os livros dele.

bjs e bom final de semana
Nana - Obsession Valley

Angela Graziela 24 de junho de 2011 às 15:57  

Eu nunca li os livros da serie Percy Jackson, só assisti ao 1° filme
E eu amo historia, mitologia e é sempre bom ter um livro que fale sobre isso
Mas eu detesto quando não tem muita ação
Beijos

Melissa Pinheiro 24 de junho de 2011 às 17:21  

Livros com temática antiga são bem a cara do Rick, não sei se vou ler esse livro. Parece ser cansativo. Gosto de livros com ritmo acelerado que não te deixam parar de ler. Porém a capa está lindíssima e os detalhes que você menciona me deixaram curiosa.

Bjs Melissa
Espaço Editorial

Juliana Toledo 26 de junho de 2011 às 16:28  

quero muito ler!
mas mal to conseguindo acabar o último do Percy! hahaha

Beijos

http://bichosentrelivros.blogspot.com/

Juliana Poggi 27 de junho de 2011 às 12:21  

Se você demorou pra ler eu então...Kkkk
Ainda não li, mas dei um passo comprei o livro!\o/
Tbm adoro o Rick ele aborda história de uma forma sensacional e apaixonante, eu acho que é esse o tipo de livro que os alunos de 11 a 15 anos deveriam receber na escola pra ler... e não trombar logo de cara nos 'clássicos'.
Machado de Assis é sensacional, mas quem não lê por prazer nem Percy Jackson nem HP e etc. enfrentar um livro denso assim logo de cara é traumatizante.

Fora que o livro é leve! Bem escrito e o autor é historiador ele PODE abordar história com propriedade! E o modo como ele aborda é um diferencial!

Esse eu vou ler com certeza!

Bjs

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -