[Notícia] Hábito da leitura cresce entre crianças e jovens brasileiros
quinta-feira, 16 de junho de 2011
A criança e o adolescente brasileiros estão lendo mais. Esse foi o diagnóstico traçado hoje (8) no 2º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, realizado dentro do 13ª Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro.

O presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Ednilson Xavier, disse que a parte destinada à literatura infantojuvenil já representa cerca de 15% do faturamento das lojas. Levantamento feito em 455 livrarias de todo país mostra que as vendas do setor cresceram 9,6% em 2010 em relação ao ano anterior, refletindo a expansão da economia nacional. Ele ressaltou que a área infantojuvenil lidera o ranking em termos de crescimento de vendas no ano passado.
Para Xavier, a tendência é que o hábito da leitura do público infantojuvenil seja crescente. “Não tenha dúvida. Há, nesse aspecto, a constatação do mercado editorial de que os livros nessa área, a cada ano, se tornam mais atrativos”. A ANL está elaborando pesquisa sobre o livro no orçamento familiar, que será divulgada em agosto, durante a 21ª Convenção Nacional das Livrarias.
Na opinião de Ísis Valéria Gomes, o hábito da leitura é fundamental não só para ampliar o conhecimento mas, inclusive, para a formação da cidadania. “A criança que começa a ler desde pequena segue lendo depois. Não existe postura cidadã sem que você seja um leitor”.
Segundo ela, a criança e o jovem brasileiros são penalizados em função do analfabetismo funcional, que exclui as pessoas do conhecimento. “Mas, entre as crianças que leem, a leitura vem aumentando muito. E o consumo [de livros] também, inclusive entre os adolescentes”.
Durante o encontro, foi apresentada a experiência da primeira livraria virtual para livros digitais no país, a Gato Sabido, cuja média é de dez mil a 15 mil acessos diários para consultas. A diretora da FLNIJ observou que o governo federal já desonerou impostos sobre os livros eletrônicos (e-book). Avaliou, porém, que para que o livro digital chegue às camadas da população de menor poder aquisitivo são necessárias novas ações, uma vez que esses livros são ainda muito caros, custam cerca de R$ 1,8 mil.
Ela disse, também, que é preciso garantir a qualidade dos textos impressos oferecidos ao público infantojuvenil. “Isso é alguma coisa que precisa ser vigiada, do ponto de vista de se oferecer coisa boa aos adolescentes e às crianças”. A experiência da Fundação German Sanchez Ruiperez, de Salamanca, na Espanha, foi apresentada durante o encontro nacional de livreiros. A instituição aposta na alfabetização digital para crianças a partir de cinco anos de idade, onde os menores convivem com o aprendizado simultâneo no computador e no livro impresso.
O 13º Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil é promovido pela FNLIJ e vai até o dia 17 deste mês.
7 Comentários:
Oie meninas!
Ahhh que notícia maravilhosa!
Mas é verdade que os livros estão ficando cada vez mais interessantes, na minha época na escolha nós éramos obrigados a só ler coisa chata kkkkkk
Ah acho que aquela capa de Insaciável poderia ter o 'rapaz' junto, não sei kkkk
bjs e bom final de semana
Nana - Obsession Valley
É tão legal ver que as pessoas estão lendo mais *-*
Eu estou sempre empurrando as pessoas para ler! E fico feliz quando elas tomam o gosto para a leitura =3
Agora estou cercada de gente que lê, antigamente não era assim!
Bjus
Essa noticia é muito boa e espero que aumente casa vez mais
Eu, por exemplo, não lia nada.
Mas agora devoro livros, sou ate blogueira literaria
Acho que todos podem ler, é só encontrar se estilo
Beijos
Esta é uma boa notícia mesmo, aqui em casa meus filhos são incentvados desde muito cedo, e não só a leitura, mas ao teatro e ao cinema também. Bjs, rose.
Isso sim é uma boa notícia!
Por experiência própria, eu sei que crianças gostam de ler, desde que sejam coisas de interesse delas. È bom saber que esse hábito está surgindo entre os pequenos e os adolescentes. Realmente é fundamental!
BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros
essa é uma otima noticia! sempre gostei de ler, mas como na minha cidade nao tem livraria, eu era obrigada a ler somente os que tinham na biblioteca, q apesar de ter muitos livros bons, não tinha muitos lançamentos, na vdd, nao tinha lançamentos!! eu acredito que um dos principais motivos que esta levando as pessoas a adquirirem o habito da leitura é a internet, pq os livros se tornaram muito mais acessiveis atraves do universo das compras online, antes quem quisesse um livro teria q ir ate uma livraria, e nem sempre era muito barato, me lembro que qdo eu queria ler os livros do harry potter, na banca da minha cidade estava a venda por 60,00!! hoje eu ainda frequento a biblioteca, mas tmb tenho uma pequena estante cheeia de livros nao lidos! heheh
Postar um comentário