10

[Notícia] Brasileiro lê, em média, quatro livros por ano

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro. O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios.

Em 2008, o instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).

Ao perguntar para os entrevistados quantos livros foram lidos nos últimos três meses, período considerado pelo estudo como de mais fácil para lembrança, a média de exemplares foi 1,85. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 indicados pela escola.

Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. Os alunos leem 1,2 livro por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).

De acordo com o estudo, a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros.

Adaptado de: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-03-28/brasileiro-le-em-media-quatro-livros-por-ano


10 Comentários:

Samantha 6 de abril de 2012 às 09:48  

Xiiiiiiiii então tô lendo livros por algumas pessoas kkkkkkkk
Mas é verdade, tempo pra assistir BBB todo mundo tem, mas pra ler um livro qualquer é difícil :(

bjks
Sam

Daniela Tiemi 6 de abril de 2012 às 11:26  

Eu leio, no mínimo, dez vezes mais que a média em um ano. Quatro livros é mtooo pouco... É uma pena...

Téh Moura 7 de abril de 2012 às 05:21  

Que coisa mais triste de se ver. Nós aqui nos deliciando com o poder das palavras e tão pouca gente tem conhecimento de tal poder, e mesmo aquela que leem, leem pouco. Posso não ser a pessoa que mais lê livros no Brasil (acho que estou longe disso), mas ainda assim já li mais livros esse ano do que as pessoas que participaram dessa pesquisa. Coitadas!

Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/

Andressa Oliveira 7 de abril de 2012 às 12:26  

4 livros por ano????? Aff...isso é o que eu leio por mês, e ainda acho pouco.
Eles, definitivamente, não sabem o que perdem abrindo mão de uma boa leitura.

Beijos =)

Fê Falleiro 7 de abril de 2012 às 13:46  

Nossa eu leio por muita gente kkkkkk
Mas não credito muito nessas estatisticas, pois eles tiram como base do pais inteiro, uma entrevista de sei lá 5 mil pessoas. Mas enfim neh, continuamos lendo para aumentar isso rsrsrsr
Prazer em conhece-la, já estou te seguindo.
Bjos e boa pascoa!!

Lu Tazinazzo 9 de abril de 2012 às 05:28  

Os índices ainda são baixos, mas já cresceram um pouco. No ano passado, o Brasil não lia mais do que 2 livros por ano!!! Precisamos continuar lutando!

Beijão

Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com.br

Entre Fatos & Livros 10 de abril de 2012 às 18:34  

É triste, mas é verdade. Mtos estudantes querem passar longe dos livros. Por a gente ler mto, às vezes podemos ter a impressão que essa é uma realidade comum, mas não é. Dê uma passadinha nas escolas... dá vontade de chorar! E eu falo das escolas pq lá que começa tdo. São os leitores de hoje e amanhã, né.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Jane Criniton 10 de abril de 2012 às 19:07  

Isso é muito triste,as pessoas do Brasil só querem diversão,acho que ler é chato,só eu na minha sala leio livros, e sempre foi assim até na minha antiga escola.Triste realidade,os livros são tão bons.
http://jeitointelect.blogspot.com.br/

Unknown 13 de abril de 2012 às 11:40  

Só 4? É realmente uma pena para o país. Infelizmente, as pessoas ainda não conhecem o poder da leitura e quem se prejudica são elas mesmas.
O preço de alguns livros não é desculpa. Eu mesma já peguei livros lançados há não tanto tempo na biblioteca municipal. Qualquer pessoa pode desenvolver esse maravilhoso hábito.
Bjs

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -