15

A Menina que não sabia ler - John Harding

sábado, 7 de janeiro de 2012

Oi, gente! *-*


A resenha que eu irei fazer hoje é de um livro super famoso que foi indicado a mim pela Luciana Tazinazzo do blog "Aceita um Leite?". Eu e a Lu temos um gosto bem parecido para livros, por isso eu pedi que ela me indicasse alguns títulos bons, e "A Menina que não sabia ler" foi um deles.
Antes mesmo dela ter me dado a dica eu já tinha ouvido falar muito bem do autor e do próprio livro. Eu até tinha vontade de lê-lo, mas esse era um daqueles livros que ficam em nossa listinha de compras durante anos a fio, e quando as pessoas perguntam porque ainda não o compramos, nós mesmos não sabemos responder o motivo!
Mas enfim, no mesmo dia em que ela me recomendou eu já comecei a buscar por um exemplar usado na Estante Virtual e, se não me engano, no dia seguinte comprei.

Eu sinceramente não sabia o que esperar do livro, não sabia direito do que se tratava a história e nem procurei saber do próprio tema. Achei melhor não ler a sinopse da contra-capa para que eu me surpreendesse durante a leitura (às vezes é divertido fazer isso :P). E para a minha sorte, o livro revelou-se uma verdadeira caixinha de supresas!

De cara eu já me dei super bem com a protagonista que é uma devoradora de livros, e está sempre citando obras e autores clássicos ao longo de sua narrativa em primeira pessoa. Florence tem doze anos e é uma garota bem esperta e criativa para a sua idade. Eu já mencionei por aqui que adoro personagens maduros? Não é àtoa que eu me encantei pela Maple, de A Jornada, e pelo Jack, de Quarto. E o mesmo aconteceu com a Florence neste livro!

A narrativa do John é repleta de mistério e suspense, e isso faz com que o ritmo da leitura seja bem acelerado. A atmosfera sobrenatural que é retratada no livro também ajuda para que o leitor não consiga desgrudar os olhos de suas páginas.

Até a metade do livro eu só usaria elogios para descrever esta obra de arte criada por John Harding. Mas infelizmente, a realidade é outra.
Eu procurei ler outras resenhas desse livro antes de vir escrever a minha, por isso posso afirmar que praticamente todo mundo se decepcionou com a segunda metade do livro. Vejam só, não é nada relacionado à qualidade da narrativa, e sim da história. De uma hora para a outra o autor começa a se perder nos fatos e passa a deixar uma série de pontas soltas que me deixaram com muitas dúvidas. Não que seja aquela coisa impossível de entender... mas é que o livro inteiro deixa aquela sensação de que tudo será revelado no final, mas isso simplesmente não acontece. Uma pena mesmo! Se não fosse por isso, acho que ele  entraria para a minha lista de favoritos.

Mas ainda sim eu acho que essa leitura que vale a pena. Apesar de ter alguns pontos negativos, os pontos positivos conseguem compensá-los. Sei que muita gente não vai concordar com o desfecho, mas ainda sim eu recomendo o livro! E de preferência para os leitores que têm uma mente mais aberta, rs 
1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
 Me desculpem se a resenha ficou meio contraditória! Resumindo, o que eu quis dizer foi: eu gostei muito do livro como um todo, mas o final simplesmente não me convenceu. Mas não me arrependo nunca de ter lido :)
Aliás, esse é um ótimo passatempo para quem ama suspense e uma pitada de sobrenatural.


Abraços,


15 Comentários:

Gabi 7 de janeiro de 2012 às 10:02  

Eu estou louca com esse livro minha amiga vai me emprestar...
Boas leituras a todos,
Gabriella

Lu Tazinazzo 7 de janeiro de 2012 às 16:56  

Ah! Eu fico tão feliz de saber que minhas dicas dão frutos. Eu concordo com tudo o que você disse na resenha, na verdade, é exatamente a minha opinião. Eu senti que o final não foi nem apropriado, talvez se Florence fosse mais velha. Enfim, no fundo, acho importante ler livros que nos fazem questionar bastante, assim a gente aprende muito mais, né?

Beijinhos!!!

Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com/

Angela Graziela 7 de janeiro de 2012 às 19:52  

Olá, tudo bem?
Também já ouvi falar bastante desse livro
Mas nunca criei coragem para lê-lo, como faço com outros que já conheço
Mas acho que é mais insegurança de não ser tão bom
Mas você meio que me ajudou a dar um paço por esse livro ;)

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Entre Fatos & Livros 8 de janeiro de 2012 às 12:45  

OI!

Ano passado eu fiquei louca para ler esse livro. O título e a sinopse me atraíram mto. Depois foram entrando tantos outros livros na minha lista q eu acabei me esquecendo desse.

Algum dia espero lê-lo, apesar de saber q não devo ter tantas expectativas.

BJOO
Pri
Entre Fatos e Livros

Unknown 8 de janeiro de 2012 às 14:08  

Eu fui um desses que achou o começo deslumbrante e que no meio do livro para o fim se chocou com o final, mas confesso que não achei tão estranho assim. Elas estava querendo proteger o irmão ^^
Mas é uma leitura super gostosa... também recomendo o livro.

As Crônicas de Zazuleigo
www.ascronicasdezazuleigo.com

Elimar Souza 8 de janeiro de 2012 às 15:01  

Eu comprei esse livro numa promoção da Submarino, e devo dizer que foi o título do livro que me conquistou. Não tem como não lembrar de "A menina que roubava livros" e ficar pensando: "será que é tão legal quanto?". Alguns autores vem na crista da onde de outros, e acabam sendo "um sucesso" por causa disso. Deixar fios soltos para o leitor dá todo tipo de margem de interpretação, o que pode ser bom, mas pelo que percebi, nesse caso foi péssimo.

Jana 8 de janeiro de 2012 às 15:02  

oi, Grape! Eu meio que concordo contigo. Quer dizer, depois da metade, o livro começa a ficar meio viajado, mas mesmo assim eu continuei gostando. PORÉM, não vou mentir e dizer que adorei o final, porque não foi bem assim. Primeiro, fiquei chocada com o episódio no dentista (choreeeeeei de dó do Giles, coitadinho!) e outra, o Théo... Ainda lembro dele e não acredito no que aconteceu. :(

Mas também não me arrependo da leitura, afinal, foi bem empolgante!

Nine Stecanella 9 de janeiro de 2012 às 05:17  

Olá, tudo bem?

Foi um super acaso ler esta resenha! Comprei o livro faz umas duas semanas e também não sei o que esperar. O bom da resenha é que não vou criar tantas expectativas já que a segunda metade do livro decaí na estória! Mesmo assim, foi super bom ler sua resenha! O enredo parece bacana, mas diferente de você, não gostei de A Jornada. Quarto ainda não li mas está na lista!


Beijão!
@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/

Luisa Elmais 9 de janeiro de 2012 às 11:13  

Confesso que isso de o autor se perder depois da metade do livro me desanimou :( Quando li o título queria comprar na hora, mas me segurei pois tinha livros a mais tempo esperando para serem comprados KKKK Mas depois de ler várias resenhas, não sei se vale a pena comprar... Vou ver se consigo emprestado KKKKKK

Leticia Ferreira 9 de janeiro de 2012 às 16:30  

Eu sempre quis ler esse livro, mas ainda fico na dúvida. Porém, acho que vou dar uma chance,pela história em sim, mesmo com esse desfecho que você disse ter o livro. Adorei a resenha.
Beijos.
Tici- ObsessionValley

Elimar Souza 10 de janeiro de 2012 às 05:06  

Oiiiiii...
Que bom que o pacote chegou. Deixa de ser boba... ;)
Eu consegui bastante marcadores na bienal e sei como é dificil conseguir por essas bandas... As ecobags uma amiga fez para uns eventos que a gente promeve aqui no Rio sobre romances. Assim que tiver mais eu te mando... BJS!

Camila Leite 11 de janeiro de 2012 às 09:19  

Eu tinha expectativas com relação á esse livro!
Gosto muito da capa dele. =)
Espero um dia ter a oportunidade de lê-lo, e pode deixar que não esquecerei seu 'conselho' manterei a mente aberta! =D
Beijão!
Camila Leite

@sonhospontinhos
www.sonhosentrepontinhos.com

Unknown 12 de janeiro de 2012 às 07:31  

Oi!
Também concordo com sua resenha. A primeira parte cria uma super expectativa, a gte não vê a hora de saber o porquê de tudo, masssss... vem o final que não explica nada...

Por conta disso me decepcionei tanto que acabei não gostando do livro inteiro. Acho que poderia ter lido outros bem mais interessantes. No entanto, como a Lu Tazinazzo disse, a gente aprende muito (mesmo com o q não gosta... rs).

Abraços!!!

Gilvane 18 de janeiro de 2012 às 13:58  

Li "A menina que não sabia ler" e me prendeu do começo ao fim.Se trata de um livro de suspense e terror.E o autor soube muito bem enredar a trama para ficar bem ao estilo de Edgar A. Poe.Quem nunca assistiu um filme de terror que acaba com várias indagações?Esse é um livro de terror e nesse sentido é muito boa a história.Só o titulo que concordo que devia ser outro,pois Florence aprende a ler já nas primeiras páginas...

Diana Bitten 10 de julho de 2012 às 08:44  

Gostei do seu post e não achei confuso, mas não temos a mesma opinião.

De forma alguma me decepcionei com a segunda metade do livro! Nossa, achei tão interessante a reviravolta, partindo inicialmente de uma estorinha bucólica, para se tornar um livro de suspense, ótimo!

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de comentar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."

Steve Prefontaine

Posts Recentes

Divulgue

http://leitorasanonimas.blogspot.com/

Clique aqui para ver mais tamanhos...

Assinar Feed

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  © LEITORAS ANÔNIMAS

- Todos os Direitos Reservados -