Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden
terça-feira, 19 de julho de 2011
Bom dia! :)
A resenha de hoje é sobre o livro "Memórias de uma Gueixa", o qual me proporcionou uma das melhores experiências de leitura que já tive até hoje!
A maioria das pessoas conhece ou mesmo já assistiu à adaptação cinematográfica deste livro, que é super famosa. Muita gente nem mesmo sabia que o filme havia se originado desta obra (o que é uma pena, pois o recomendado seria ler o livro e depois assistir ao filme).
Eu estava guardando muitas expectativas sobre esse livro, pois ele só rendia resenhas super positivas na blogosfera. Mas, para a minha surpresa, todas as minhas expectativas foram até superadas!
Mas esta é, ao contrário do que se pensa, uma qualidade do livro. Se não houvesse toda essa emoção por detrás das palavras que Arthur Golden usa para narrar a história de Chiyo, de que outro modo um livro conseguiria marcar tão profundamente os corações de seus leitores?
Não tive problema nenhum com o vocabulário e os termos em japonês que apareciam durante a leitura. Antes eu pensava que não iria entender nada desse livro, até porque eu não sabia nada mesmo sobre o complicado mundo das gueixas. Mas é impressionante como o autor consegue incluir, em meio a uma história tão enredada, toda uma síntese da cultura japonesa. Por esse motivo, não tem como se perder em meio à narrativa da obra.
O que mais me encantou em relação à forma como foi contada a história foram as constantes metáforas usadas para exemplificar os acontecimentos. E por trás destas metáforas, o autor sempre inseria um significado filosófico para as coisas, por mais simples que elas parecessem.
Vou deixar aqui embaixo uma frase que me chamou muito a atenção na contra-capa do livro:
Memórias de uma Gueixa é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem.
O livro conta a história da jovem Chiyo, nascida em uma família simples na aldeia de Yoroido. Seu pai, um pescador pobre, era quem tinha de sustentar a mulher, que estava enfrentando uma saúde precária, e as duas filhas. Ele decide vender as filhas para um homem da aldeia chamado Tanaka Ichiro, e este as leva para Kioto. Lá, Chiyo é separada da irmã mais velha e é levada para ser criada em um okiya (nome dado às casas onde vivem gueixas). A partir daí, Chiyo terá de enfrentar os mais diferentes desafios impostos a ela para se tornar uma gueixa (contra a sua vontade), e sempre nutrindo a crença de que um dia irá conseguir voltar para casa com sua irmã.
Esta foi uma leitura que fez valer a pena cada minuto gasto. Indico não só para quem se simpatiza com a cultura japonesa, mas para qualquer tipo de leitor que esteja interessado a experimentar uma leitura comovente e irresistível!
Ah, eu quase me esqueci de avisar: o livro está saindo em promoção no Submarino, por apenas R$9,90. Corra lá e garanta o seu exemplar! É só clicar aqui para ser redirecionado a página.
Espero que tenham gostado da dica. Até mais!
11 Comentários:
Comprei esse livro já faz um tempo e estou louca para ler!.... Mas tá difícil encaixá-lo na minha lista de leitura.
A capa é maravilhosa!!
O único problema é que as folhas são brancas e as letra minúsculas!!
Parabéns pela resenha. Mal posso esperar para conhecer a estória de Chiyo!
Beijos.
Mandinha
/minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/
Meninas, tenho que admitir que até ler a resenha de vocês, não tinha vontade nenhuma de ler esse livro. Já comprei vários livros nessas promoções do submarino e sempre deixava ele em segundo plano.
Se tiver uma outra oportunidade, com certeza comprarei para ler.
Beijinhos
Conjunto da Obra
Eu tenho esse livro! Só que ainda não sei quando vou conseguir lê-lo...
beijoOO
OMG, eu amo memórias de uma gueixa. O livro eu não cheguei a terminar, mas adoro o filme. As gueixas era uma coisa tão rebuscada e fina que é pena que a cultura se perdeu e hoje as pessoas pensem que as gueixas eram "prostitudas", me dá um mega ódio quando dizem isso.
Adorei o blog.
Beijos
Nossa, você falou com tanto gosto do livro que me deixou morrendo de vontade de ler! Eu até tenho, mas ainda não peguei ele. Nossa, adorei. Sua resenha ficou muito boa mesmo, agora me deixou morrendo de vontade. Nunca vi o filme, e vou deixar para ler o livro primeiro. *-*
Rachel Lima
http://etcoetra.blog.br
Eu vi o filme por indicação de uma amiga. Gostei bastante. Não sabia, antes disso, que ele era adaptação de um livro. Descobri quando fui a uma biblioteca e vi a obra lá. Ainda não li, mas tenho vontade. Parabéns pela resenha. :D
Olá, meninas!!
Adorei a resenha, mas nunca tive vontade de ler este livro rs. Talvez algum dia acabe mudando de ideia a respeito quando a lista de leitura diminuir mais...
Bom findi.
Bjos.
oi! Há um bom tempo que eu não vinha aqui... e fiquei marabilhada com o novo lay... parabéns! Lindo!
O blog está cada vez mais legal! parabéns!
nossa agora deu vontade de ler!!! Faz tempo que vi o filme, mas achei a história tão completa que me lembro de muitos detalhes do filme.
Morro de vontade ler esse livro, parece tãoooo bom! *-*
TIve que comprar né? Depois dessa resenha. Confesso que minha curiosidade já é de longa data por esse livro, mas sempre evitei porque achei a temática forte demais. Mas vou dar uma chance. BJS! Amei a resenha...
Postar um comentário